Simp

Está aqui

Tráfico de Estupefacientes Agravado – Associação Criminosa – Detenção de Arma Proibida – Detenção ao Largo da Ilha da Madeira

31 mar 2016

O Ministério Público no Departamento Central de Investigação e Ação Penal deduziu acusação, em tribunal coletivo, contra nove arguidos pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associações criminosas e detenção de arma proibida.

Ficou indiciado que, em data não apurada, mas anterior a Janeiro de 2015, os arguidos reuniram esforços no sentido de introduzirem na Europa, através de Portugal, elevada quantidade de cocaína, com proveniência da América Latina.

Os arguidos actuaram em colaboração com indivíduos de nacionalidade espanhola, francesa e holandesa, cuja identidade não logrou ficar apurada. Foram estes indivíduos, não residentes em Portugal, que diligenciaram pela obtenção de 1.409,150 kg de cocaína, articulando-se então com os arguidos para que tal produto fosse transportado, por via marítima, para Portugal, através de embarcação de pesca com pavilhão português.

A embarcação veio a ser intercetada por elementos da PJ, a cerca de 300 milhas da ilha da Madeira, sendo os 1.409,150 kg de cocaína apreendidos.

Nesta fase do processo oito dos arguidos acusados estão sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.


NUIPC: 163/15.0JELSB

Data da acusação: 15-02-2016