Sabotagem informática. Diligências

Ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, al. b), do Código de Processo Penal, informa-se:
No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e no qual se investigam factos suscetíveis de integrar a prática de crimes de sabotagem informática, realizaram-se, esta quarta-feira, buscas domiciliárias e não domiciliárias.
Foi também efetuada uma detenção.
Encontra-se indiciado que o detido produziu três programas informáticos destinados a perturbar o funcionamento de um sistema informático e passíveis de utilização para a prática de ataques e delitos cibernáuticos. Mais se indicia que o arguido publicitou os referidos programas, dando a conhecer as suas características e aptidões, e disponibilizou-os para utilização por terceiros, mediante pagamento ou de forma gratuita.
O detido será presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação de medidas de coação.
A investigação prossegue sob direção do DCIAP, com a coadjuvação da PJ - UNC3T/Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica.
O inquérito encontra-se em segredo de justiça.