Simp

Está aqui

Corrupção. Participação económica em negócio. Administração danosa. Buscas no Hospital de Guimarães. MP

20 jun 2023

No âmbito de inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, realizam-se hoje, dia 20 de junho, buscas em mais de uma dezena de locais, designadamente no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães – E.P.E., na Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira, no Rotary Club de Guimarães e em empresas comumente designadas como “MedTech”, i.e., que atuam no campo da tecnologia médica.

As diligências decorrem nas áreas de Lisboa, Porto, Guimarães, Oeiras e Amadora.

O inquérito tem por base o relatório da inspeção realizada pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde ao Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães – E.P.E., motivada pela criação da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular.

Os factos investigados são suscetíveis de integrar, em abstrato, a prática de crimes de administração danosa, corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, abuso de poder e corrupção ativa com prejuízo do comércio internacional.

A investigação é dirigida pelo Ministério Público do DCIAP, coadjuvado pela Unidade Nacional Contra a Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária.

Nas diligências, participam juízes, magistrados do Ministério Público e inspetores da Polícia Judiciária. Estão ainda presentes representantes da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Advogados e da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.