Simp

Está aqui

Tráfico de armas. Detenção de arma proibida. Diligências

11 jul 2023

Ao abrigo do disposto no art.86.º, n.13. al. b) do Código de Processo Penal, informa-se que:

No âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público, estão a ser realizadas no dia de hoje cerca de 80 buscas domiciliárias e não domiciliárias em vários locais dos distritos de Lisboa, Santarém e Leiria.

O DCIAP ordenou cinco detenções fora de flagrante delito.

No processo estão a ser investigados factos suscetíveis de constituir crimes de tráfico de armas e de detenção de arma proibida.

Indicia-se que os suspeitos adquiriam e revendiam armas de fogo, munições e componentes, sem que tivessem licença para o efeito e sem que os compradores tivessem licença para essa aquisição. Indicia-se igualmente que um dos suspeitos, que gere um estabelecimento comercial de espingardaria, participava nessas vendas ilícitas e as ocultava.

 O DCIAP é coadjuvado na investigação pela Polícia de Segurança Pública (PSP). Centenas de elementos de diversos comandos e unidades da PSP participam nas diligências em curso, as quais contam também com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR), na área da sua competência.

O processo encontra-se em segredo de justiça.