Simp

Está aqui

Operação Internacional de investigação de uma organização criminosa do tipo mafioso (Ndrangheta)

3 maio 2023

No âmbito do cumprimento de Decisões Europeias de Investigação (DEI), o Departamento de Investigação e Ação Penal (DCIAP) colaborou com autoridades de diversos países europeus, nomeadamente de Itália, da Alemanha, de Espanha, de França, da Roménia e da Eslovénia, a pedido das autoridades italianas, em diligências de investigação realizadas neste dia 3 de maio.

A operação, visando uma poderosa organização italiana de tipo mafioso, a Ndrangheta, iniciou-se durante a madrugada, simultaneamente nos vários países europeus envolvidos.

Em Portugal, foi feito o arresto de contas bancárias, de bens mobiliários e de restaurantes italianos que se indicia pertencerem à referida organização. Realizaram-se, também, cerca de duas dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias nas zonas de Lisboa, Braga e Porto.

O DCIAP fez intervir o Gabinete de Recuperação de Ativos, que funciona na dependência da Polícia Judiciária e o Gabinete de Administração de Bens, que funciona no Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) do Ministério da Justiça para cumprimento do solicitado pelas autoridades italianas, bem como procedeu ao levantamento do acervo patrimonial dos suspeitos e respetivas sociedades.

Foi mantida estreita articulação com a Unidade Contra Terrorismo da Polícia Judiciária.

A ação em causa teve ainda o apoio da EUROJUST e da EUROPOL.