Simp

Está aqui

Tráfico de estupefacientes. Associação criminosa. Acusação.

27 jan 2020

O Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal deduziu acusação contra 13 arguidos pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes.

Quatro destes arguidos estão acusados de tráfico de estupefacientes agravado e de associação criminosa. De acordo com a acusação, adquiriam, no sul de Espanha, haxixe em elevadas quantidades e transportavam-no, no interior de veículos automóveis, para a zona metropolitana do Porto, onde era efetuada a sua venda a terceiros. Estes arguidos terão realizado, pelo menos, 27 viagens com esse propósito.

Os restantes arguidos diligenciaram pela venda de produtos estupefacientes a consumidores desses produtos no grande Porto.

No dia 7 de julho de 2019, três dos arguidos foram detidos a transportar cerca de 120 quilos de haxixe, produto cuja venda lhes renderia cerca de € 150.000,00 (cento e cinquenta mil euros).

Nas buscas realizadas nas habitações de alguns dos arguidos foram apreendidos mais produtos estupefacientes.

Foram ainda apreendidos vários telemóveis, quantias monetárias e viaturas automóveis.

Foram efetuados pedidos de cooperação internacional com as autoridades espanholas.

O arguido identificado como um dos líderes do grupo era agente da PSP, colocado na Esquadra de Gondomar.

Efetuada investigação patrimonial ao mesmo, apurou-se a existência de património incongruente com os seus rendimentos lícitos, razão pela qual foi deduzida a respetiva perda a favor do Estado, no montante de € 184.692,32 (cento e oitenta e quatro mil, seiscentos e noventa e dois euros e trinta e dois cêntimos).

Relativamente a três dos arguidos, foi promovida a manutenção da medida de prisão preventiva.

 

NUIPC: 5932/17.4T9AMD